Primeiramente, Lembre-se que, o cuidado capilar é um processo gradual e pode variar de pessoa para pessoa. Sempre é bom consultar um dermatologista ou especialista em terapia capilar para obter orientações específicas para o seu caso.
Mas! Vamos lá,
Existem várias dicas para ajudar a promover o crescimento saudável do cabelo que não necessariamente precisam de acompanhamento supervisionado, ou seja, coisas simples e básicas da sua rotina podem mudar a aparência do seu cabelo
Dicas de cuidados capilares
HIGIENE DO CABELO
- Use água morna: Evite água muito quente, pois pode ressecar o cabelo e irritar o couro cabeludo.
- Escolha o shampoo certo: Use um shampoo suave e adequado para o seu tipo de cabelo. Evite shampoos com sulfatos, pois podem ressecar o cabelo.
- Aplique o shampoo corretamente: Aplique uma pequena quantidade de shampoo nas mãos e massageie suavemente o couro cabeludo com a ponta dos dedos, sem esfregar com força.
- Enxágue bem: Certifique-se de enxaguar completamente o shampoo, pois resíduos podem deixar o cabelo opaco e sem vida.
- Use condicionador: Aplique condicionador apenas nas pontas e comprimento do cabelo, evitando a raiz, e enxágue bem.
FAÇA UM CRONOGRAMA CAPILAR
O cronograma capilar é uma rotina de cuidados com o cabelo que intercala três tratamentos principais: hidratação, nutrição e reconstrução. Esses tratamentos ajudam a repor os nutrientes e a saúde dos fios. Aqui está um exemplo de como você pode montar o seu cronograma capilar:
1- Hidratação:
Use uma máscara hidratante ou uma receita caseira à base de ingredientes hidratantes, como aloe vera, babosa ou glicerina, uma vez por semana.
2- Nutrição:
Use uma máscara nutritiva ou óleo vegetal, como óleo de coco, azeite de oliva ou óleo de argan, uma vez por semana.
3- Reconstrução:
Use uma máscara reconstrutora ou queratina líquida, uma vez a cada 15 dias ou conforme a necessidade do seu cabelo.
Você pode ajustar a frequência dos tratamentos de acordo com as necessidades do seu cabelo.
Como saber qual é o cronograma ideal para o seu cabelo?
- Identifique o estado do seu cabelo: Observe se o seu cabelo está ressecado, quebradiço, sem brilho ou com pontas duplas. Isso pode indicar a necessidade de mais hidratação, nutrição ou reconstrução.
- Faça o teste de porosidade: A porosidade do cabelo pode influenciar nas necessidades de tratamento. Para determinar a porosidade, coloque um fio de cabelo limpo em um copo com água. Se o cabelo afundar rapidamente, é poroso e pode precisar de mais reconstrução. No meio do copo, é saudável e pode precisar de mais nutrição. Se flutuar na superfície, é pouco poroso e pode precisar de mais hidratação.
- Considere a textura do seu cabelo: Cabelos mais grossos tendem a precisar de mais nutrição, enquanto cabelos mais finos podem precisar de mais hidratação.
- Observe a quantidade de química e calor: Se você utiliza frequentemente produtos químicos, como tinturas ou alisamentos, ou utiliza ferramentas de calor, como secador e chapinha, seu cabelo pode precisar de mais reconstrução.
Com base nessas observações, você pode montar um cronograma capilar personalizado para atender às necessidades específicas do seu cabelo. Lembre-se de que é importante também fazer ajustes ao longo do tempo, conforme o seu cabelo muda e se adapta aos tratamentos.
DICAS EXTRAS
- Desembarace com cuidado: Use um pente de dentes largos para desembaraçar o cabelo enquanto ainda está molhado, começando pelas pontas e subindo gradualmente.
- Proteja o cabelo: Use produtos de proteção térmica antes de usar ferramentas de calor e evite penteados apertados que possam quebrar o cabelo.
- Evite amarrar o cabelo muito apertado: Porque o tensionamento excessivo pode causar danos ao cabelo e ao couro cabeludo. Isso pode levar à quebra dos fios, irritação do couro cabeludo e até mesmo à queda de cabelo.
- Corte regular: Cortar as pontas regularmente pode ajudar a evitar pontas duplas e quebras, promovendo assim o crescimento saudável do cabelo.
- Evitar estresse: O estresse pode afetar negativamente o crescimento do cabelo.
Importante:
Nem tudo é sobre produtos de cabelo, pois você precisa ter uma boa alimentação e beber água para potencializar a funcionalidade dos seus produtos capilares.